Você está aqui: Home \ Notícias
feira2017
Primeira Feira do Produtor Rural
19/10/2017, por Prefeitura de Santana do Itararé, SECRETARIA DE ADMINISTRAO
Santana do Itararé já vive a expectativa da 1ª Feira do Produtor Rural, que acontecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro junto com as comemorações dos 56 anos de emancipação política do município.

A Feira do Produtor Rural tem o objetivo de mostrar a tradição agrícola do município e sua importância econômica para o desenvolvimento local e regional.

Santana do Itararé produz muita soja, milho, feijão e tem historia na produção de banana. Há mais de meio século que o município é um tradicional produtor de banana. Além, da banana o município produz morango, maracujá, abacaxi e é o segundo maior produtor de caqui do Estado do Paraná. O resultado no crescimento da fruticultura fez com que duas processadoras de polpa se instalassem no município, gerando empregos e incentivo para os produtores investirem na produção de frutas. Outro destaque é produção de mandioca que vem ano a ano ganhando espaço, graças a instalação de uma tradicional fabrica de polvilho que opera a todo vapor desde 2010 no município.

O grande diferencial do município fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referencia nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades. O modelo de produção adotado pelos produtores do município foi considerado “futurista” em 2009 pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture; pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno.
Somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples mas funcionais e uso de mão de obra familiar para tocar a atividade. O sistema de produção foi considerado pela empresa holandesa além de futurista economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma fez que a produção se faz em harmonia com meio ambiente, proporcionando e respeitando o conforto dos animais que são criados ao ar livre.

Considerando a importância do setor para o desenvolvimento do Município, Produtores e Prefeitura se uniram para lançar a primeira edição da tão “sonhada” Feira do Produtor Rural.

Mesmo organizada tendo em mente o uso consciente dos recursos financeiros, a feira terá tudo que se espera de uma grande feira agropecuária. Shows com duplas sertanejas e bandas, com destaque para a dupla sertaneja raiz Craveiro e Cravinho que se apresenta no dia 19 as 21h. Palestras técnicas. Umas delas a mais esperada, é com o técnico e produtor Nivaldo Michetti (dia 19 as 14h) que viaja o Brasil levando conhecimento, motivação e esperança aos produtores de leite, principalmente em momentos de crise como que esta passando a setor. A Feira contará também com exposição de máquinas e Implementos Agrícolas; tendas comerciais e de serviços; amostra de Produtos Agroindustriais e agroecológicos; ampla praça de alimentação; shows alternativo com talentos locais (Roda de Viola); parque e shows para criançada; mini-fazenda; balada após os shows; tradicional cavalgada e Exposição/amostra de animais, com as novilhas da chamada vaca “high-tech”: fruto do melhoramento genético do rebanho desenvolvido no município via PIA – Programa de Inseminação artificial (Programa premiado com o troféu Premio Gestor Publico Paraná 2016 – “A mudança que vem do leite”). Tudo isso com ENTRADA FRANCA num ambiente acolhedor e com ótima infraesturura com Internet WiFi liberada para os 4 dias da Feira.

Confira a Programação Completa:

FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE SANTANA DO ITARARÉ-PR
Dias 19, 20, 21 e 22 / outubro /2017

Dia 19/10 - quinta-feira
10h Abertura Oficial
14h Palestra Técnica – Com o Técnico Agrícola e Produtor referencia Nivaldo Michetti – Tema: “Mudando de vida produzindo leite”
21h Show sertanejo – Com a dupla Craveiro e Cravinho